Caríssimos!
Ontem, num bate-papo nocturno, surgiu a ideia de promover aqui no «Descendentes» uma pequena brincadeira de beirões: um CONCURSO DE DITOS POPULARES.
Única regra: cada dito, ditado ou provérbio, que venha localizado: na terra tal diz-se isto...
Coloco o mapa da Beira interior como ilustração
Vai ser interessante. Acho pode ser mesmo muito interessante.
Venham daí os seus contributos.
Eu retomo já o desafio, nos comentários, com um dito muito engraçado e por vezes bem verdadeiro.
A 1ª sessão ocorreu então esta noite e pode ser consultado o resultado aqui:
http://serradopa.blogspot.pt/ 2013/11/ditos-populares.html
- Josécarlos Mendes E viva também Vale de Espinho!!! Mesmo que em Almada e amiga do meu amigo António Matos, vereador...
- Isabel Moreira Pois vivo sim em Almada margem sul :)) embora sempre com muitas saudades da minha querida terra
- Leonilde Capelo Loureiro Aqui vai a minha contribuição:«Compra a quem herdou,que não sabe o que custou»-Trancoso
- Manuel Manso Nunes Então aqui vai o meu contributo: En janeiro sobe ao outeiro. sa vires verdejar põe-te a chorar, se vires terrear, põe-te a cantar.
Este provérbio é de inspiração agrícola e quer dizer que o início do inverno não deve ser muito quente para que as searas não se desenvolvam fora de época. - Manuel Manso Nunes FEVEREIRO QUENTE, TRAZ O DIABO NO VENTRE.
Provérbio meteorológico que diz ser bom que o mês de fevereiro seja frio para que este não venha depois já fora de época. - Manuel Manso Nunes Provérbio de inspiração social que nos aconselha a não nos metermos onde não somos chamados.
- Manuel Manso Nunes ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO DÁ ATÉ QUE FURA.
Uma chamada de atenção para o poder da insistência! - Manuel Manso Nunes O MENINO E O PÃO TRIGO DE VERÃO TÊM FRIO.
Uma indicação àqueles que coziam pão que a massa devia fermentar em lugares quentes e ao abrigo das correntes de ar. - Manuel Manso Nunes AO MENINO E AO BORRACHO PÕE-LHE DEUS A MÃO POR BAIXO
Refere-se este rifão à pouca gravidade das quedas das crianças e dos amigos da pinga! - Manuel Manso Nunes TRABALHO DE MENINO É POUCO, QUEM O DESPERDIÇA É LOUCO.
Este adágio´refere-se ao facto de que as tarefas das crianças podem e devem ser valoradas. - Josécarlos Mendes Bem-vindos. Mas permitam que saúde com um graaaaaaaande abraço o meu amigo e vizinho Luis Carlos Figueiredo. Olá, malandro!!!!
- Manuel Manso Nunes CADA CABEÇA SUA SENTENÇA!
Há esta sentença é muito interessante pois reconhece o direito à opinião - Manuel Manso Nunes E agora para terminar quero deixar mais um RIFÃO:
PÕE-TE A MIJAR E O TEU COMPANHEIRO A ANDAR, VERÁS ONDE O VAIS APANHAR.
SE TENS QUE EXECUTAR UMA TAREFA, NÃO PERCAS TEMPO, até porque: - Luis Carlos Figueiredo Não cosigo chegar à palavra contigo, mas deixo aqui o agradecimento pelas tuas intervenções que eu sigo hà muito tempo.Grande abraço.
- Manuel Manso Nunes E como acho que já chega e tenho que dar lugar aos outros:
JÁ ESTOU COM O GRÃO NA ASA PARA ME IR EMBORA. - Manuel Manso Nunes Até porque ONDE O GALO CANTA, LÁ JANTA!
E isto seria o que a minha metade me poderia dizer se eu chegasse anormalmente tarde a casa! - Maria Barreiros Olá, boa tarde a todos! Sou de Quadrazais, então aqui vai, "Em Setembro ou se levam pontes ou se secam fontes."
Sem comentários:
Enviar um comentário