Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Edição da tarde



Cabras em Malcata

Que imagem!
Tirei daqui.
Mais uma nota sobre Malcata.
Aconteceu novamente a Festa da Carqueja: passou-me mas penitencio-me.





Investimento na Guarda

Boa notícia: «... Sodecia, uma metalúrgica da Guarda que, segundo adiantou o “Público” vai aplicar 5,4 milhões de euros e criar 81 novos empregos».
Aqui




Reduzir dirigentes municipais?

Uma votação no «Terras da Beira».
Não serve de nada, mas veja os resultados, aqui.


Covilhã

Teatro Municipal: novo telhado: «... a autarquia vai fazer uma intervenção de fundo no telhado do Teatro Municipal, pois a prioridade é que não chova no interior do edifício».
Aqui





Institutos Politécnicos 
Escolas ajudam economia

É em Bragança que o peso do instituto politécnico na economia local atinge um valor mais elevado (11,02%), mas Portalegre (5,67%), Castelo Branco (4,98%) e Viseu (4,47%) são outros exemplos de concelhos onde a presença destas instituições de ensino superior consegue ter reflexos muito significativos. São “essencialmente as regiões mais desfavorecidas a apresentar os maiores valores”, segundo o relatório final do estudo, intitulado O Impacto dos Institutos Politécnicos na economia local. (...) O impacto que os institutos superiores politécnicos têm nas economias regionais tem efeitos também a nível de emprego. Estas instituições de ensino superior representam, em média, quase 6% da população ativa dos concelhos onde estão sediadas, mostra o estudo do CCISP, dando trabalho a quase 20 mil pessoas.
E também aqui, noutra perspectiva

Falta nesta referência o Politécnico da Guarda, infelizmente - sabe-se lá porquê. Mas descobri esta nota: «A direção do Instituto aproveitou ainda a oportunidade para apresentar um estudo sobre "A influência do IPG na região da Guarda".
Segundo Miguel Salgado, um dos autores do trabalho, o IPG tem "um volume de negócio apurado de 30 milhões de euros" na economia local e representa a criação de cerca de 1.600 empregos.
"Por cada euro que o Estado investe no IPG, há dois euros que são gerados na economia local", disse, considerando "indiscutível" que o estabelecimento de ensino superior assume "um papel fundamental na sustentabilidade da região"». 



Sem comentários:

Enviar um comentário