Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


sexta-feira, 9 de maio de 2014

40 / Edição semanal



Serra d’ Opa



Gazetilha Regional  Nº 40  Semanário 

Edição de 10 a 17 de Maio de 2014
 …



Encontre outras notícias da sua terra!!


Para aceder a todas as edições anteriores da gazetilha, clique aqui. 


___________________________________






Casteleiro
O linho

... Tudo começava pela sementeira, em terrenos húmidos, que acontecia entre Março e Abril. Três meses depois estava pronto para arrancar e começar uma série de operações até obter o tecido do linho. ...
Ver e ler aqui.




Meimão
16 de Agosto


Festival Solidário Franco-Ibérico





Belmonte
Zumba Solidária


... trata-se de uma iniciativa que visa a promoção desportiva, e ao mesmo tempo os participantes irão doar um alimento.
Zumba, esta actividade fisica, que junta a ginástica ritmica à dança, tem assistido a um crescimento no que diz respeito à entrada de adeptos, na sua grande maioria mulheres.






 CM Sabugal

Sabugal
Finanças do Sabugal não fecham




Bendada
Pesca e caminhada

Datas: Pesca: dia 17; caminhada: 1 de Junho






Beiras

Finanças que fecham e que não fecham:
- FechamVila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas.
- Não fechamGuarda, Gouveia, Seia e Sabugal.






Castelo Branco
Final da Volta em Agosto

Castelo Branco, uma das cidades recordistas a receber finais de etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, vai manter a tradição e no próximo mês de Agosto fará novamente parte do mapa da maior prova do ciclismo nacional.






Ozendo
Artesanato na aldeia

Dias 24 e 25 de Maio.






Celorico

Bom exemplo: mercados de produtos da terra até 25 de Maio.





Sabugal

Dívida à Aguas do Zêzere levou a processo judicial contra a CM Sabugal e mais 12 municípios.
«O valor da dívida dos municípios à Águas do Zêzere e Côa era de 58 milhões de euros no final de 2013».





Boidobra

Eleições em Julho para a Assembleia de Freguesia.





Abitureira 
Perto de Vila de Touro
Foto impressionante: as rochas alinhadinhas - até parece que por mão humana...
Quem quiser ver mais rochas («on the rocks», dei comigo a comentar sozinho) deve visitar este blog 
Aqui
E descobri esta foto dos anos 70 da Abitureira, aqui.



Foios
Barroco redondo



Imagem inesperada
Na página dos Beirões no Facebook




Imagem bonita de se ver





Todos menos o Sabugal
Assim, não pode ser

Eis a queixa de um conterrâneo: «Fui eu apressado e todo lampeiro, para a Praça do Rossio, desejoso de poder saborear alguma iguaria do meu Concelho… Estavam presentes, no IX Festival Internacional da Mascara Ibérica, todos os Castelos do Rio Côa, mas o Sabugal não… Valeu o conforto de me deliciar a degustar uma generosa sandes de presunto e queijo, da Serra da Estrela…».




Fundão

PS questiona existência da empresa municipal ViverFundão.




Fundão
Problemas com finanças de empresa pública e Escola Profissional
Aqui.  




Fundos europeus até 2020
Oito mil milhões de euros. É este o valor potencial que o Quadro Portugal 2020 poderá disponibilizar de fundos europeus para apoiar projetos, na sua maioria apresentados pelas empresas. Destes, cerca de seis mil milhões de euros estão destinados a Pequenas e Médias Empresas (PMEs).




Manteigas
Feira do Livro de 10 a 18 de Maio.




Habitação social
Dez dos 12 concelhos com habitação social na região somam 167 agregados familiares em lista de espera, segundo dados recolhidos por O INTERIOR. Por outro lado, estes municípios apoiam 835 famílias, 79,5 por cento das quais na Covilhã, que tem 641 casas arrendadas a agregados familiares fora da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana), que, por sua vez, tem 23 famílias inquilinas, perfazendo 664 beneficiárias.




UBI - Brasil e Angola
Expandir e recrutar alunos lá fora.
aqui.


Ferro
Festa da Cereja
O certame regressa no final deste mês de maio e vai estender-se a várias artérias da freguesia do Ferro (Covilhã).


Covilhã


O Centro Hospitalar da Cova da Beira criou uma creche para os filhos dos funcionários. Esta é a primeira estrutura do género na região que vai ajudar a conciliar a vida profissional com a vida familiar. Aqui.



Covilhã
Passivo pode ir aos 145 milhões

Assembleia municipal aprova contas do município. Passivo é, nas consolidadas, de 130 milhões. Mas pode subir para 145 com empresas como a Águas da Covilhã e Parkurbis.






Guarda
Atenção enfermeiros etc.

Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão vai realizar-se, no próximo dia 17 de Maio, uma ação de formação em “Ensaios Clínicos”.
Esta iniciativa é destinada a enfermeiros, profissionais de farmácia e estudantes, sendo aberta a outras pessoas interessadas.
Aqui.




Almeida
A pedra ao vivo!

Há que apreciar este vídeo. Só na nossa zona, uma coisa destas.
Aqui.




Castelo Branco
Reciclar computadores na prisão

O Estabelecimento Prisional de Castelo Branco vai arrancar com um projecto-piloto de capacitação profissional e de reintegração dos reclusos, que envolve a criação de um centro de reciclagem de computadores.
Aqui.




Regadio da Cova da Beira
Desafio às câmaras para que ajudem os agricultores

Os presidentes das Câmaras Municipais de Belmonte, Covilhã, Fundão, Penamacor e Sabugal marcaram presença no debate e a maioria acredita no potencial do Regadio mas sustentam que para que a infra-estrutura ser uma esperança de vida há um conjunto de investimentos a realizar, nomeadamente ao nível da propriedade e na ajuda ao escoamento dos produtos.
Aqui.




Covilhã
Prémio Alçada Baptista

A Câmara da Covilhã lançou recentemente o Prémio Literário “António Alçada Baptista”, que visa premiar um autor português (ou de um país de língua oficial portuguesa) com a melhor obra no género de ficção narrativa, nas categorias de romance, novela ou conto. 
Aqui.








Rapoula

Lar da Rapoula. Muito elogiado. Para que não se diga que é só no Casteleiro...







Preparemo-nos
O Sabugal pode deixar de ser concelho não tarda

... o Governo pretende "abrir um diálogo" com a ANMP, visando a instituição de um "processo voluntário de reforma dos municípios, estimulado por um quadro de vantagens institucionais que permita a sua agregação".
Aqui. Rodeado de concelhos bem mais fulgurantes (Guarda, Belmonte, Penamacor), o nosso concelho pode estar em risco - como aconteceu no ano passado com muitas freguesias... Vale a pena pensar nisso desde já e trabalhar para evitar tal forma de «agregar» em função de meros argumentos economicistas conjunturais que agravarão a situação e nada resolverão - como se vê hoje com as freguesias...





Ensino Superior 

Guarda e todo o Interior pejudicados. Presidente do IPG denuncia: «Limitação de cursos beneficia o litoral».






Belmonte
Escola de Música promove concurso
A Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral já abriu inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional de Clarinete e Saxofone “Sons de Cabral”.
O concurso é organizado pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e terá lugar na vila de Belmonte nas instalações da Escola de Música e no auditório do Museu Judaico de Belmonte entre os dias 11 e 13 de Julho.






  Meimoa

Imagens belas da nossa zona

Clique nos links: aqui e aqui.








Sabugal
Armas e dioramas
No Museu de 4 de Maio até 2 de Junho

O Museu do Sabugal recebe 04 de Maio a 02 de Junho, uma exposição de Armas e dioramas medievais” de Maria Ester Andrade (escultura em madeira).
Maria Ester Tavares Rodrigues Andrade, nasceu a 9 de Dezembro de 1964, em Aguieira, concelho de Nelas.

Aqui.










Guarda
FIT até domingo

A FIT Guarda é um projeto pioneiro e único que terá lugar na cidade da Guarda entre os dias 1 e 4 de maio de 2014, onde operadores e agentes do setor do Turismo, de Portugal e Espanha, terão a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos.
Promover o progresso, o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o desenvolvimento económico do setor são os objetivos primordiais da realização deste evento. 
Este evento procurará assim ser uma plataforma de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região transfronteiriça. Paralelamente, aposta-se num evento diferenciador com a vivência de experiências únicas de Aventura e Eco Turismo.



Aqui.









Covilhã
Espaço das Idades da Covilhã abre antes do verão
As obras para a instalação no Shopping Sporting do Espaço das Idades (agora denominado Centro Intergeracional de Atividades), “vão arrancar na próxima segunda-feira”, anunciou o presidente da Câmara, no decorrer da reunião da Assembleia Municipal realizada no dia 28.
In Jornal do Fundão.
Li aqui também.








O Vale do Côa
Quatro magníficos minutos: um vídeo que está estacionado aqui, na 1ª página do «site» do Vale do Côa.








180

Covilhã
Misericórdia no vermelho

Santa Casa da Misericórdia da Covilhã fechou o ano 2013 com um resultado negativo de exploração de 54 mil euros. Os números fazem parte do relatório de gestão que foi aprovado pelos irmãos na última assembleia geral da misericórdia.
Aqui.


Guarda
Polémica na AM

A deputada do PS e anterior vereadora com os pelouros do turismo e do marketing territorial, Elsa Fernandes, interveio na última sessão da Assembleia Municipal para fazer uma análise crítica à nova marca do município. Classificou também como irregular a aquisição de serviços, pela autarquia, à antiga mandatária para a juventude da campanha de Álvaro Amaro.
Pode ouvir na Rádio Altitude, aqui.



Penamacor
A história dos alfabetos e da escrita

Museu Municipal de Penamacor expõe um olhar histórico sobre o curso da Escrita numa mostra que exibe relíquia doada à autarquia

Aqui.









Aldeia de Santo António
Complexo Desportivo

Este projecto está concebido, e foi com grande pena nossa que não conseguimos iniciar mais esta grande ideia... Li aqui.





Sabugal
Conhecer mais

Vídeo sobre a terra, as gentes, seus usos e comidas - e, ao minuto 1 e 20 segundos, o lince na caça.
Vi aqui.




Santo Estêvão
Demografia

A maioria dos habitantes de Santo Estêvão tem mais de 65 anos. Quase todas as famílias têm uma ou no máximo duas pessoas.
Saiba mais aqui.




Guarda
1ª edição da FIT com 20 mil

Mais de 20 mil visitantes terão passado pela Feira Ibérica de Turismo durante os quatro dias do certame, revelou o presidente da Câmara da Guarda. 
Aqui.









Regadio da Cova da Beira adormecido

Falta uma estratégia concertada para continuar a desenvolver o Regadio da Cova da Beira. Foi uma das conclusões do Encontro/Debate organizado pela RCB e pelas juntas de freguesias de Alcaria, Capinha, Enxames, Fatela e Três Povos.
Aqui.





UBI a vermelho

Pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior encerrou o ano com saldo negativo no valor de um milhão e 700 mil euros. Os dados fazem parte das contas aprovadas no último conselho geral da UBI.
Aqui.





Dominguiso
Novo Lar

Uma infra-estrutura com 24 camas, num investimento de 500 mil euros, que cria 13 novos postos de trabalho. Foi esta a obra inaugurada na passada sexta-feira, 25 de Abril, na freguesia do Dominguiso.
Aqui.



Fotos belas da nossa região



Vilar Formoso

Estação dos caminhos de ferro. Tirada daqui.



   Foto de Rui Pajares

Sortelha 

Entrada da muralha. Bonito quadro / enquadramento desta aldeia histórica. Tirada daqui.










Regadio da Cova da Beira adormecido

Falta uma estratégia concertada para continuar a desenvolver o Regadio da Cova da Beira. Foi uma das conclusões do Encontro/Debate organizado pela RCB e pelas juntas de freguesias de Alcaria, Capinha, Enxames, Fatela e Três Povos.
Aqui.





UBI a vermelho

Pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior encerrou o ano com saldo negativo no valor de um milhão e 700 mil euros. Os dados fazem parte das contas aprovadas no último conselho geral da UBI.
Aqui.





Dominguiso
Novo Lar

Uma infra-estrutura com 24 camas, num investimento de 500 mil euros, que cria 13 novos postos de trabalho. Foi esta a obra inaugurada na passada sexta-feira, 25 de Abril, na freguesia do Dominguiso.
Aqui.










Concelho do Sabugal
Os autores nossos conterrâneos

Descobri o link de um pdf disponibilizado pela Câmara Municipal do Sabugal que me deu acesso a uma listagem de todos (?) os Autores do Concelho do Sabugal.
Visite-o e estude-o. 
É aqui.









HOMENAGEM AOS ENCANTOS DE QUADRAZAIS

Por favor, visite este vídeo mas abra outros que lhe estão indexados do lado direito...
Aqui.





Vai haver na Covilhã um Museu dos Lanifícios

Está... previsto ser projectado no Museu de Lanifícios e em outras zonas do distrito, tal como em Lisboa e no Porto, para chegar ao maior número de pessoas.
Li aqui.






Tradições das nossas terras

Já conhece este grupo aberto? Destina-se a divulgar no Facebook as nossas tradições. Vou começar a inserir lá coisas da minha zona...
Visite-o e utilize-o também.`


É aqui.





Preparemo-nos
O Sabugal pode deixar de ser concelho não tarda

... o Governo pretende "abrir um diálogo" com a ANMP, visando a instituição de um "processo voluntário de reforma dos municípios, estimulado por um quadro de vantagens institucionais que permita a sua agregação".
Aqui. Rodeado de concelhos bem mais fulgurantes (Guarda, Belmonte, Penamacor), o nosso concelho pode estar em risco - como aconteceu no ano passado com muitas freguesias... Vale a pena pensar nisso desde já e trabalhar para evitar tal forma de «agregar» em função de meros argumentos economicistas conjunturais que agravarão a situação e nada resolverão - como se vê hoje com as freguesias...





Ensino Superior 

Guarda e todo o Interior pejudicados. Presidente do IPG denuncia: «Limitação de cursos beneficia o litoral».






Belmonte
Escola de Música promove concurso
A Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral já abriu inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional de Clarinete e Saxofone “Sons de Cabral”.
O concurso é organizado pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e terá lugar na vila de Belmonte nas instalações da Escola de Música e no auditório do Museu Judaico de Belmonte entre os dias 11 e 13 de Julho.





__________________________________________________________________


Falecimento

Faleceu a 7 de Abril o Padre José dos Santos Pires.
Foi Pároco do Casteleiro, Moita, Sortelha e Quarta-Feira.
Depois, em Malcata.
Por fim, habitava na sua quinta no Baraçal e celebrava no Colégio da Ruvina.

Li aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário