___________________________________
Casteleiro
Terra de encantos
Esta nossa aldeia do Casteleiro, que tão bem vejo cá de cima, de ao pé do talefe, é linda de morrer, mesmo com estas árvores agora despidas. Mas veja bem como elas estavam aqui há apenas dois ou três meses. As cores, a vida, a beleza natural.
Vem aí a Primavera e regressa a vida!
Não é possível mostrar-lhe daqui as imagens - mas fica o desafio: veja-as aqui.
Caminhada pela Calçada até Sortelha
Bela iniciativa
Imagens belas. Foi no domingo, 26 de Janeiro. Fotos da caminhada «Rota da Calçada», por João Gonçalves. Tomei conhecimento através de Anabela Alexandre - e agradeço a ambos, de cá de cima, do alto do talefe (não me canso de repetir)... Um projecto Rotas & Raízes, digno de louvor. Mais um. Um dia destes, ao que sei, vêm cá cima, ao alto de mim, Serra d' Opa. Bem aparecidos sejam. E boa saúde - é o que lhes posso oferecer cá neste cume.
Quanto à passeata pela Serra da Vila, veja então mais imagens, seguindo por esta vereda, aqui!!
___________________________________
Moita
Olha a placa da Moita!
Terra bonita
Esta gente das bicicletas, às vezes, surpreende pela beleza das imagens que recolhe e nos mostra. Há quase dois anos, veja aqui o que estes passeantes viram. Assim, é uma felicidade andar por essas estradas fora.
A Natureza deu-nos uma região única e irresistível... Dê lá uma saltada, clicando no «link» aí em cima. Eu adorei a beleza das imagens...
___________________________________
Escolas: refeições
Quem as serve? E como?
O problema passa-se na Covilhã. Aqui cheira a arranjinhos e contra-arranjinhos com amigalhaços de antes e mais atrás e depois e ainda depois. Aposto um pedaço destas minhas rochas que já são milenares… Li aqui.
Isso fez-me lembrar uma curta escrita que li no ‘JF’ aqui há um mês, mais coisa, menos coisa, sobre o que é que comem os alunos nas escolas. Falta também falar-se disso neste processo da Covilhã – e em muitas outras terras, claro. Leia aqui um resumo.
___________________________________
«Tanscudânia»
A Associação tem novos corpos sociais
Houve eleições na Transcudânia. No essencial, a equipa dinamizadora mantém-se. Ricardo Nabais, um jovem engenheiro florestal do Casteleiro, continua à frente da Associação.
Mais informação:
- Corpos sociais, aqui.
- Nota da Associação sobre o assunto, aqui.
- Notícia no 'Capeia', aqui.
- Objectivos da Transcudânia, aqui.
___________________________________
Centro de Estudos Ibéricos
Cooperação e Cultura
Prémio Eduardo Lourenço
Galardão ibérico importante.
Este Prémio, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos, destina-se a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.
Li aqui.
___________________________________
Manter o Tribunal
António Luís Beites recordou que Penamacor é um dos concelhos mais envelhecidos do País e referiu que qualquer encerramento ou despromoção de um serviço é penalizador e lamentável...
Li aqui.
___________________________________
Ensino Superior na região
Complica-se a situação
Aumenta a confusão
IPG e UBI: integração: sim ou não?
“Pensava que o secretário de Estado manifestasse uma maior abertura à intenção de integração do IPG na UBI e não houve essa abertura”.
Saiba mais aqui.
___________________________________
Covilhã e toda a região
Data Center não foi até agora
além das 30 contratações em vez de 400
Desilusão na nossa região. Assim, não vamos lá. E o Interior continuará abandonado.
Falo do que acabo de saber sobre o Data Center da Covilhã, um recente investimento PT naquela Cidade - que bem vejo daqui, do alto de mim mesma, a Serra d' Opa.
Carlos Pinto, anterior Presidente da CM Covilhã, anunciou este investimento em 2011 e depois, em 2012, disse que este seria o maior centro de armazenamento de computação da Europa. Houve até quem falasse de «um dos maiores data centers do mundo».
Aquando da inauguração, em Setembro, anunciava-se que seriam contratadas 400 pessoas para trabalhar no Data Center.
Agora, para lá de problemas estruturais (o menos importante da situação pois essa questão até já estará resolvida), chegamos à fase da desilusão: o número de trabalhadores contratados não vai além dos... 30 (trinta, leu bem. Não falta zero nenhum). Para mim, uma desilusão. Para a nossa zona, um mau agoiro.
Mais um.
De facto, li agora mesmo aqui, no 'Notícias da Covilhã': «O Expresso revela ainda que até à data apenas 30 trabalhadores terão sido contratados, e que o Centro ainda não captou servidores de dados da administração pública, embora também diga que a reestruturação em curso na PT, ao juntar as áreas de computação na Cloud e armazenamento de dados, poderá melhorar a eficácia comercial da equipa de vendas do centro de dados covilhanense. Contactado pelo NC, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, prefere não comentar a notícia, dizendo apenas que já revelou, na última Assembleia Municipal a sua preocupação com o facto de não se ter atingido os números de empregos idealizados para o centro de dados».
Lamento.
___________________________________
Belmonte
Novo parque industrial
A Câmara de Belmonte pretende construir, a curto prazo, um novo parque empresarial que contribua para a fixação de empresas naquele concelho (...). (...) criar condições para que as empresas que queiram fixar-se no concelho o possam fazer. Nesse sentido, e porque o actual parque está praticamente lotado, estamos já à procura de soluções para criar um novo espaço empresarial - palavras do Presidente da CM Belmonte.
Li aqui.
___________________________________
Na nossa região, segundo o 'JF'
Foto: 'diariodamanha'
Confeções criam 130 novos empregos na região
Mais emprego: boa notícia para todos:
Nova unidade em Vales do Rio vai produzir casacos e está a recrutar costureiras. Prevê-se que comece a laborar no início de março, com 35 a 40 postos de trabalho. Em Castelo Branco, grupo Goucam vai contratar 90 pessoas. (...)
Transcrevemos acima parte do artigo que hoje vem publicado no 'Jornal do Fundão' on line sobre esta matéria - essencial para a nossa zona, como se sabe.
Para ler tudo, basta clicar no título em cor.
___________________________________
Segue em frente?
Projecto de criar aeroporto regional
A CONSTRUÇÃO de um aeroporto constitui um “projeto de interesse regional” que “vai além das fronteiras do concelho da Covilhã” e neste contexto contará com o apoio da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIBSE)...
Li aqui.
___________________________________
História muito interessante
Um ferreiro de aldeia
«Sabem porque é que a vida de ferreiro é difícil? Porque é tudo à martelada», brinca Mateus Miragaia, de 72 anos, enquanto dá os últimos retoques numa tesoura de tosquia. A agilidade com que maneja as ferramentas “esconde” a idade e as marcas cravadas nas mãos, que gravam as décadas que passou com o ferro. Hoje «já quase não trabalho», confessa o artesão, contando que a generalidade dos pedidos, cada vez menos, são para exposições, recordações ou «facas das antigas».
Leia, que vale mesmo a pena.
É aqui.
___________________________________
Linces da Serra de Malcata
Coelhos para facilitar repovoamento
«A IBERLIX - Associação para a Conservação do Lince Ibérico, vai criar na Serra da Malcata dois parques para o repovoamento de coelho bravo, com vista à reintrodução do lince naquela zona (...)».
Li aqui.
___________________________________
Debate
Violência sexual no Superior
APAV promoveu, na Guarda, uma sessão de esclarecimento sobre a temática da violência sexual no Ensino Superior. Vi aqui. Veja também.
Sem comentários:
Enviar um comentário