Encontre outras notícias da sua terra!!
Índices - Como aceder
3
____________________________________________________
Resumo da edição
Pág. 1 - Manchetes / As nossas terras na net: Alguns Grupos para visitar / Sabugal: Tribunal encerra mesmo? Pág. 2 – Editorial / - Ver as Beiras do alto da Serra d' Opa? (12) Pág. 3 - Vai acontecer / Maúnça, Fundão: Artes e Sabores / Covilhã: Arte Contemporânea volta / Tradição céltica Página 4 - Aconteceu / Penamacor: Bom exemplo: emprego para 20 no patrimnónio / Seia: Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros Pág. 5 - Economia / Sociedade / Guarda: Corredor Atlântico ferroviário / Fundão: Segurança Social: ao telefone para desempregados / Fundão - Vindimas: mais e melhor este ano / Covilhã: Hospital com falta de alguns médicos / Penamacor: Bom exemplo: emprego para 20 no patrimnónio Pág. 6 - Política / Belmonte: Novo mandato iniciado com garra Pág. 7 - Educação / Cultura / UBI: Que haja solidariedade / Castelo Branco: Heróis da Fruta / Teixoso - Terra dos teixos: «O teixo era a árvore sagrada dos celtas» Pág. 8 - Polémica / Margens do Côa: Requalificadas mas com grande polémica lateral / Serra da Pena - Centum Cellas: a polémica continua Pág. 9 - Tema da Semana / Homenagem a Lucinda Pires, autarca e professora (1958-2007) Pág. 10 - Fotos belas da nossa Beira / Castelo de Castelo Rodrigo / Portas de Ródão / Miradouro da Sarnadela - Fundão Pág. 11 - «Coisas» de outros tempos / Objectos antigos sem legenda / Vale da Senhora da Póvoa: Imagens de trabalhos e situações antigas Pág. 12 -Breves / Guarda: A Viatura Médico de Emergência da Guarda tem «períodos em que está inoperacional por falta de médico» / Castelo Branco: Médico em projecto europeu / Serra da Estrela: Festival de Cinema Ambiental / Quinta do Espinhal: A ninhada-maravilha / ALUNOS PEDEM REFORÇO DE APOIOS SOCIAIS Pág. 13 - Fotos belas da Serra d' Opa / Alto da Serra / Sortelha Velha: Castro celta Pág. 14 - Casteleiro / 158 anos no Concelho do Sabugal / Um Lar exemplar: Visita a Pêraboa / A minha terra em imagens
____________________________________________________
Página 1
Abertura
As nossas terras na net
Alguns Grupos para visitar
A coisa parece-me tão forte que, em termos editoriais (e como profissional da área posso assegurar que o faço com rigor), decidi chamar o assunto à abertura e fazer dele manchete da edição...
De facto, nos últimos tempos, tenho-me divertido ao tomar conhecimento e com muito prazer de que afinal as nossas terras não estão assim tão isoladas como se pensaria... Falo, claro, do papel dos meios de divulgação modernos e dos Grupos de promoção e divulgação das potencialidades e das maravilhas naturais das nossas aldeias, vilas e cidades.
Quem me diria há dois ou três anos que as novas tecnologias haviam de estar tão presentes.
Mas a verdade é essa.
Não me é possível proclamar aqui todos os meios, mas chamo hoje a sua atenção para os Grupos que conheço e que visito agora com regularidade - nalguns, inclusive, comecei a inserir notas do dia eu mesmo, para «ajudar à festa».
As nossas terras têm menos gente?
É verdade.
As nossas terras merecem e precisam de promoção?
Verdade, também.
Então - venham essas iniciativas.
Para o leitor menos versado nestas andanças aqui ficam então alguns Grupos do Facebook.
Sirva-se (é só clicar em cima da designação de cada um deles):
1
Descendentes do Concelho do SabugalVer nota (*) em baixo
2
3
4
Gostaria ainda de incluir aqui links para dois outros murais (vou chamar-lhes assim mesmo). Mas não o devo fazer: são menos dinâmicos e um deles aparece até um tanto desvirtuado relativamente à expectativa criada pela sua designação.
Seriam eles:
- Refúgio do Lince e
- Raia Empreendedora.
Vou seguí-los e veremos depois...
(*) Para que serve e a que se destina este Grupo? ver aqui.
Tribunal Judicial do Sabugal
Afinal vai encerrar o Tribunal do Sabugal? Li uma nota de Miguel Rocha e vários comentários no Facebook dos Descendentes do Concelho do Sabugal que me deixou surpreendido...
Pode ter acesso por aqui.
Pode ter acesso por aqui.
Página 2
Nota prévia: se ainda não deu por isso, está na hora... de mudar a hora do seu relógio, do telemóvel (ou vem programado para mudar automaticamente?), os de lá de casa, o do carro: tudo: desde as duas da manhã de sábado para domingo, devia ter atrasado o relógio uma hora. SE ainda o não fez, faça-o agora mesmo.
Confirme aqui.
Agora, o Editorial...
*
Esta edição cai em cima dos primeiros dias de trabalho e das primeiras reuniões e sessões dos novos órgãos de poder local em todo o País. Na nossa zona, fomos acompanhando as mudanças e as confirmações e reforços políticos, pelo que me dispenso de aqui repetir o que se passou.
A fechar, trago-lhe alguns vídeos feitos sobre a minha terra.
Não sem, antes disso, referir imagens magníficas de tarefas agrícolas no Vale da Senhora da Póvoa - uma recolha que devemos agradecer a Américo Valente.
é uma edição muito diversificada e um pouco mais virada para a imagem do que é habitual.
E até este Editorial vai ilustrado - com uma imagem pouco usual do Castelo do Sabugal (agora recordada no FB por Natália Bispo, e retirada de uma peça publicada em 2010 no 'Capeia'). Uma imagem que me agradou porque me surpreendeu... E talvez também por ser uma imagem forte.
Espero que lhe agrade também a si.
Um abraço beirão dos sete costados.
José Carlos Mendes
Página 3
Maúnça, Fundão
Artes e Sabores
Pratos tradicionais, magusto.
Licores, mel, ervas aromáticas... sei lá que mais...
É a 9 e 10 de Novembro.
Se puder, dê lá um salto.
Licores, mel, ervas aromáticas... sei lá que mais...
É a 9 e 10 de Novembro.
Se puder, dê lá um salto.
Covilhã
Arte Contemporânea volta
«Após dois anos de
interregno, a Covilhã e o Fundão vão poder voltar a ver o que de melhor se faz
no campo da arte contemporânea, durante o ContraDança – Festival de Dança e
Movimento Contemporâneo, a decorrer entre 23 de Outubro e 10 de Novembro».
Li aqui.
Origem celta
Vem aí a noite de Halloween? Vem aí o Dia de Todos os Santos? Vem aí o Dia de Finados?
Tudo isso é verdade.
E se eu lhe disser que tudo isso vem do tempo dos Celtas, passou pelos Lusitanos, Romanos, Igreja Católica (Apostólica e Romana)?
É verdade: trata-se de uma tradição dos Celtas.
Leia mais aqui.
Tradição
Origem celta
Vem aí a noite de Halloween? Vem aí o Dia de Todos os Santos? Vem aí o Dia de Finados?
Tudo isso é verdade.
E se eu lhe disser que tudo isso vem do tempo dos Celtas, passou pelos Lusitanos, Romanos, Igreja Católica (Apostólica e Romana)?
É verdade: trata-se de uma tradição dos Celtas.
Leia mais aqui.
Página 4
Aconteceu
Penamacor
Bom exemplo: emprego para 20 no património
Aconteceu - e está a acontecer até meados do ano que vem. Uma interessante iniciativa da CM de Penamacor - que devia ser seguida por outras autarquias e não apenas: também o Governo central devia fazer o mesmo com o Património a seu cargo..
Mas o melhor é ler:
«Vinte desempregados de longa duração estão a trabalhar para a câmara de Penamacor, até Junho».
Foi anunciado esta semana
Delegação de Turismo fica na Guarda
Acabou a Região de Turismo, mas viva então a Delegação. Li no «site» da Rádio Caria que a Cidade da Guarda «vai acolher a delegação da Serra da Estrela da Entidade Regional do Turismo do Centro» - de acordo com anúncio feito pelo Presidente da CM Guarda.
Leia mais aqui.
Seia
Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros
Aconteceu neste fim-de-semana. Foi já a Festa da Castanha - num local interessante, lá para perto de Seia. Dantes a grande festa da castanha era no dia 11 de Novembro. E até se acrescentava: «No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho»... e as castanhas dos adultos eram acompanhadas de um copo... de jeropiga da boa...
Esta nota chega-me via Facebook de António Marques, sempre atento ao que nos rodeia aqui na zona.
Esta nota chega-me via Facebook de António Marques, sempre atento ao que nos rodeia aqui na zona.
Página 5
Guarda
Corredor
Atlântico ferroviário
Faltam
só os fundos europeus suficientes (26 mil milhões)
«A
criação do Corredor Atlântico vai “permitir a circulação de comboios de
mercadorias, em bitola [distância entre carris] europeia e interoperáveis com o
resto da rede ferroviária Europeia, desde a fachada Atlântica Portuguesa,
ligando Sines, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro,
Porto, Viseu e Guarda a França (Paris), com extensão à Alemanha (Manhheim), bem
como ao resto da Europa através da interligação com os restantes corredores
ferroviários de mercadorias transeuropeus”».
Li
aqui.
Fundão
Segurança Social: ao telefone para desempregados
«A partir de 28 de Outubro, o serviço de atendimento da Segurança Social do Fundão passa a dispor de um sistema de marcação telefónica para assuntos relacionados com desemprego e prestações familiares, em simultâneo com o atendimento sem marcação».
Li aqui.
Li aqui.
Fundão
Vindimas: mais e melhor este ano
«Na Adega Cooperativa do Fundão, a campanha deste ano, das vindimas, termina na próxima sexta-feira, 11. Até essa altura, o presidente desta entidade espera ter recebido cerca de 3,5 milhões de quilos de uva, já que espera que este ano haja não só mais qualidade, como quantidade».
Li aqui.
Li aqui.
Lar da Santa Casa da Covilhã
Covilhã
Hospital com falta de alguns médicos
«O
hospital Pêro da Covilhã enfrenta dificuldades na elaboração de escalas médicas
depois de 26 clínicos gerais e médicos de Medicina Geral e Familiar do
Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cova da Beira terem ficado legalmente
impedidos de assegurar urgências hospitalares».
Coisa
séria.
Li, e publiquei aqui.
Página 6
Política
Belmonte
Novo mandato iniciado com garra
Por todos, refiro este caso. O Presidente da Assembleia Municipal agora empossado, Paulo Borralhinho, afirmou na tomada de posse que «pretende que a Assembleia Municipal seja também "um local aberto á comunidade onde as pessoas possam expor as suas ideias e os seus problemas". Realizar as sessões em horário pós-laboral e algumas delas descentralizadas são outras prioridades definidas pelo novo presidente da Assembleia Municipal de Belmonte».
Li aqui.
Página 7
Educação / Cultura
UBI
Que haja solidariedade
«Para
além de recomendar à equipa reitoral uma maior atenção às questões da acção
social escolar, Paquete de Oliveira deixou um forte apelo à exigência na
contensão de desperdícios e numa correcta rentabilização dos recursos humanos e
materiais “a universidade não pode ficar insensível ou alheia às repercussões
da crise que afecta o país e por isso deve exigir-se à universidade que seja
solidária e esteja numa primeira linha na contensão de desperdícios e na
racionalização dos seus meios”».
Castelo Branco
Heróis da Fruta
E agora um traçozinho de cultura
O saber não ocupa lugar - diz o nosso Povo.
Vamos então saber algo sobre as árvores que deram origem ao nome da localidade do Teixoso:
O teixo vem do tempo dos celtas (Foto: Leda Lucas)
Teixoso
Terra dos teixos
Não sabia. Aprendi esta semana,durante as investigações para a homenagem a Lucinda Pires (ver pág. 9). Descobri então que o jornalinho da Escola da Lucinda lhe prestou uma grande homenagem logo após a sua morte. E descobri que o jornal se chamava (e ainda chama) «O Teixo». Daí a ir ver o que encontrava sobre o teixo, árvore, foi um, passo. E descobri logo isto: o teixo era a árvore sagrada dos celtas. Li aqui. Leia também.
E note que estas árvores podem durar milhares de anos: «De grande longevidade (calcula-se que o teixo do cemitério de Brabourne em Kent, Inglaterra, tenha mais de 3.000 anos), foi árvore venerada pelos celtas e, ainda hoje, está presente em muitos cemitérios dos países da Europa Atlântica, onde simboliza a Imortalidade (o mesmo que o cipreste na cultura mediterrânea). Também na Nossa Terra é frequente encontrarmos teixos nos campos-santos».
E note que estas árvores podem durar milhares de anos: «De grande longevidade (calcula-se que o teixo do cemitério de Brabourne em Kent, Inglaterra, tenha mais de 3.000 anos), foi árvore venerada pelos celtas e, ainda hoje, está presente em muitos cemitérios dos países da Europa Atlântica, onde simboliza a Imortalidade (o mesmo que o cipreste na cultura mediterrânea). Também na Nossa Terra é frequente encontrarmos teixos nos campos-santos».
Página 8
Polémicas
Requalificadas mas
com grande polémica lateral
com grande polémica lateral
O Rio Côa é uma mais-valia imensa para o Sabugal? Sem dúvida.
As suas margens terem sido requalificadas é positivo para a zona? Ninguém contesta.
Miguel Rocha, da STAR FM SABUGAL, deu uma simples nota dessa obra de remodelação -e, sem essa intenção, lançou no ar uma polémica lateral imensa.
Leia todos os pormenores aqui.
As suas margens terem sido requalificadas é positivo para a zona? Ninguém contesta.
Miguel Rocha, da STAR FM SABUGAL, deu uma simples nota dessa obra de remodelação -e, sem essa intenção, lançou no ar uma polémica lateral imensa.
Leia todos os pormenores aqui.
Serra da Pena / Centum Cellas
Nunca pensei que a coisa aquecesse tanto. Depois de ter publicado no 'Capeia' uma peça simples sobre a possível cópia, incendiou-se a floresta...
Leia aqui uma síntese.
Página 9
Tema da semana
Homenagem a Lucinda Pires
Professora e Autarca
(1958-2007)
(1958-2007)
«Muita
gente na terra tratava a Lucinda Pires por Lucindinha. Isso, por motivos de
simpatia – que era geral, verdade se diga. Por isso, chamei o diminutivo ao
título desta peça com a intenção simbólica de mostrar o carinho e a amizade que
todos lhe tínhamos. Quero aqui também, por justiça, referir os pais, Felícia e
Joaquim Pires – este infelizmente falecido há muito.
A
Lucinda morreu muito nova, aos 49 anos, de forma inesperada, após uma
intervenção cirúrgica e, ao que se sabe, vítima de ataque cardíaco – para minha
enorme surpresa e aviso geral: hoje estamos cá; amanhã, não sabemos.
É justo que seis anos depois se faça uma colecta de depoimentos (uns da altura, outros posteriores e alguns dos dias de hoje). Deixo aí o resultado».
Página 10
Fotos belas da nossa região
2 - Portas
de Ródão
Lembram-se
desta imagem? Uma porta no Rio! Verdadeiramente…
3 - Soberba vista panorâmica
Miradouro da Sarnadela / Fundão
Inicio hoje aqui um repositório de fotos de objectos de outros tempos que coloco à recordação de cada um. Nem sequer coloco legendas. Explicarei apenas de onde vêm as fotos - porque é justo e também, claro, por dever deontológico, como mandam as boas regras da comunicação. Neste caso, ambas as fotos me chegam por via deste mural do Facebook que pode encontrar aqui e que lhe peço que analise com calma.
A ceifa, a malha... (Foto «roubada» ne net)
Vale da Senhora da Póvoa
Imagens de trabalhos e situações antigas
Também gostei de encontrar num sítio da net esta referência a tempos antigos e a tarefas agrícolas e outras situações - algumas das quais não regressarão, seguramente. Outras, infelizmente, já não se vêem porque a agricultura quase desapareceu. O que é pena dupla, visto tratar-se de uma zona especialmente rica e fértil.
Agradeço a Américo Valente este esforço permanente de recolha.
Pode ver o vídeo aqui.
Página 12
Breves
Guarda
A
Viatura Médico de Emergência da Guarda tem «períodos em que está inoperacional
por falta de médico».
Li
no ‘TB’, a que pode aceder por aqui.
Médico
em projecto europeu
Um
médico de Castelo Branco está a investigar
no âmbito de um projecto europeu
inovador
Li
no ‘Reconquista’, a que pode aceder por aqui.
Serra da Estrela
Festival de Cinema Ambiental
«Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela divulga realizadores locais / O CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 19 a 26 de outubro, aposta nos realizadores locais que concorrem com sete curtas-metragens». Aqui.
Quinta do Espinhal
A ninhada-maravilha
Índia e Rosmaninho, os dois cães
Serra da Estrela foram pais. Tiveram filhotes
que já têm três meses...
Ternura a rodos entre animais e com
os humanos também - é o que se tem visto
com esta ninhada da Quinta do Espinhal: ver aqui.
Lince ibérico
Que bonito animal... Falou-se muito de linces na Serra de Malcata. Mas de repente, zero.
Pois bem:; uma novidade: lá para Sul, no Algarve e, agora, também no Alentejo, ao que se sabe, começam a dar frutos as medidas tomadas.
Li aqui.
___________________
E por fim, mas muito importante:
ALUNOS PEDEM REFORÇO DE APOIOS SOCIAIS
Centenas de alunos da UBI estiveram ontem concentrados na praça do município, na Covilhã. Os estudantes reivindicam a implementação dum conjunto de vinte medidas pera melhorar a acção social escolar. Um protesto integrado na acção nacional “quintas-feiras negras no ensino superior” e onde a indignação chegou através da música.
Centenas de alunos da UBI estiveram ontem concentrados na praça do município, na Covilhã. Os estudantes reivindicam a implementação dum conjunto de vinte medidas pera melhorar a acção social escolar. Um protesto integrado na acção nacional “quintas-feiras negras no ensino superior” e onde a indignação chegou através da música.
Página 13
Fotos belas da Serra d' Opa
Ou seja: fotos tiradas aqui mesmo aos meus pés
Alto da Serra
Cabeçalho do «Serra d' Opa»
Esta é uma bela formação rochosa lá em cima faz os nossos encantos desde crianças.
Não admira que desde tempos imemoriais aqui se tenham construído lendas e contos de fadas...
Sortelha Velha
Castro celta
Esta foto foi inserida aqui. Trata-se de Sortelha Vela, um castro celta. Américo Valente, que tem feito um trabalho notável de recolha, escreveu: «Na área de Vale da Senhora da Póvoa podemos ainda hoje encontrar alguns vestígios dos Celtas, através dos castros aqui existentes, embora alguns já não existam hoje porque foram deliberadamente destruídos, caso do castro do Peão, da Cerca, dos Enferrujados e Vendas dos Vinhos, e da Senhora da Póvoa. No entanto, ainda está bem à vista o castro actualmente designado por Sortelha Velha».
Página 14
Casteleiro
158 anos
No Concelho do Sabugal
No Concelho do Sabugal
Esta semana fez 158 anos que a minha aldeia foi «deslocalizada»: do concelho de Sortelha, Distrito de Castelo Branco, e que acabou - para o Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda.
Mas antes dos códigos postais, continuámos sempre a escrever nas cartas: Beira Baixa - Casteleiro...
Ler mais (clique no título a verde): Casteleiro Freguesia do Sabugal há 158 anos
Repare no nome do Ministério: Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça.
Essa Reforma foi muito má para o Casteleiro. Já escrevi sobre isso aqui, no «Capeia».
Essa Reforma foi muito má para o Casteleiro. Já escrevi sobre isso aqui, no «Capeia».
Um Lar exemplar
Visita a Pêraboa
Na semana passada, os utentes do Lar do Casteleiro foram
visitar o Museu do Queijo, em Pêraboa. «Com mais esta iniciativa o Lar S.
Salvador do Casteleiro pretende proporcionar aos seus utentes momentos de lazer
e de animação com a comunidade exterior e o meio envolvente, promovendo o envelhecimento
activo, a partilha de vivências e o intercâmbio sociocultural». Ver mais aqui.
Vídeos interessantes
A minha terra em imagens
Casas, ruas, pessoas, locais - toda a vivência de uma pessoa em imagens e cenários de cada um destes pequenos mas muito importantes trabalhos de recolha e de divulgação.
Aos autores da cada uma destas peças, todos devemos uma palavra de gratidão.
Por mim, digo-a expressamente: OBRIGADO!
Por atacado, eis alguns exemplos (basta clicar):
Sem comentários:
Enviar um comentário