Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

11



Serra d’ Opa



Gazetilha Regional  Nº 11  Semanário 
Edição de 20 a 27 de Outubro 2013


Encontre outras notícias da sua terra!!


Índices - Como aceder

1 -   Para aceder às edições anteriores da gazetilha, clique aqui. 

2 -  Para aceder ao índice geral de terras e temas já referidos, clique aqui. 
3
3 -  Para aceder ao índice geral de localidades que já foram notícia, clique aqui. 

____________________________________________________

Resumo da edição
Pág. 1 - Manchetes / Isto seria a grande bronca no País... Não me admirava que o Povo se levantasse quase todo contra tal roubo! Terrenos à beira-rio e beira-mar / Guarda, Viseu, Castelo Branco - Politécnicos todos contra corte financeiro de quase 8% Pág. 2 – Editorial / - Ver as Beiras do alto da Serra d' Opa?  (11)  Pág. 3 - Vai acontecer / - Alcaide / Em meados de Novembro / Festival do Cogumelo - Página 4 - Aconteceu /  Quinta Do Espinhal / Rebelhos / A visita de Nelson... Cães da Serra da EstrelaPág. 5 - Economia / Sociedade / Castelo Branco / InovCluster leva empresas a Londres / Sortelha - Criar marca própria - defende Associação / Covilhã - Misericórdia vai ser gerida por Comissão / Penamacor - Empresário dá bom exemplo Pág. 6 - Política / Covilhã - Possível coligação / PS convidou, PCP parece que aceita / Possíveis expulsões / PSD Covilhã Pág. 7 - Educação / Cultura / ASE propõe criação de Observatório na SerraBendada / Eu presto aqui homenagem à Banda local Pág. 8 - Polémica / Finanças: Cerca de 50% vão fechar - diz M. Mendes / 2014 / Orçamento do Estado Pág. 9 - Entrevista com António Marques / A Serra da Pena é uma cópia? Pág. 10 - Fotos belas da nossa Beira / Fotos belas da nossa região / Barroco do Leão / Na estrada Sabugal - SortelhaFlores muito belas na nossa região / Na Bendada Pág. 11 - Breves / Sortelha é uma delas / Aldeias histórica / Covilhã - Pais queixam-se de comida nas escolas / Teixoso - Escolas têm jornal há muitos anos
Pág. 12 - CasteleiroÓrgãos autárquicos da Freguesia - Tomada de posse: 19 de Outubro à noite / Lucinda Pires - A nossa autarca nº 1 / Produtos do Casteleiro e da região promovidos em Setúbal / Os caminhos - Junta de Freguesia não dorme

____________________________________________________




Página 1

Abertura




Isto seria a grande bronca no País...


Não me admirava que o Povo se 


levantasse quase todo contra tal roubo!  


Até ao fim do ano, proprietários têm de provar que os terrenos à beira de mar, rios e lagoas são privados há 150 anos. Caso contrário, Estado pode cobrar taxa ou mandar desocupar espaços.
Os donos de terrenos situados nas margens costeiras e fluviais (numa faixa de 50 metros do mar e 30 dos rios) podem vir a perder o direito sobre as propriedades que têm, já no início de 2014. Estas passarão para o domínio público hídrico se os proprietários não conseguirem provar, nos próximos três meses e perante um juíz, que já eram privadas há 150 anos, avança hoje o Diário de Notícias. Segundo a Lei 54/2005, se tal não for feito, o Estado pode vir a cobrar uma taxa pela ocupação, alertam os advogados ouvidos pelo DN, ou mesmo mandar desocupar o espaço, sem direito a indemnização.
In 'Económico' on line, aqui.





Escola Superior de Educação de Viseu



Guarda, Viseu, Castelo Branco

Politécnicos todos contra 

corte financeiro de quase 8%  


Na Beira Interior temos três politécnicos: o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico de Viseu (se tiver interesse, clique nos nomes das escolas: são links para mais informação sobre cada uma dessas escolas). Esses institutos são todos escolas públicas. 
Por isso esta notícia também é muito connosco.
O que nela se relata degrada (ainda mais) a Educação nas nossas zonas e as possibilidadees e oprtunidades para os nossos jovens. De facto, li hoje aqui que «os Institutos Superiores Politécnicos acusaram hoje o Governo de desrespeito pela autonomia financeira destas instituições».

Corte de 8%

Mais: «A proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014, entregue esta semana no 
parlamento, prevê cortes de 7,6% nas transferências do Estado para universidades e politécnicos. Os Institutos Superiores Politécnicos acusaram hoje o Governo de desrespeito pela autonomia financeira destas instituições, ao entregar a proposta de Orçamento do Estado sem consulta prévia, e questiona se o corte de 8% previsto corresponde à redução salarial anunciada. Em comunicado, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) acusou o Ministério das Finanças de ter “ignorado por completo” a autonomia administrativa e financeira destas instituições de ensino superior, ao entregar, na Assembleia da República, uma proposta de Orçamento do Estado para 2014 que prevê um corte de 9,8% para os politécnicos, mais 8% do que inicialmente previsto, “sem qualquer tipo de consulta ou negociação”».



Página 2

Editorial

Esta edição inclui algumas melhorias gráficas, tornando a gazeta mais simples e mais fácil de ler, página a página.

Quanto aos temas semanais:

1 - A referência à Lei dos terrenos das beiras de água tem como objectivo alertar para mais uma frente de ataque contra as pessoas.
2 - Na área da Cultura, quero salientar a homenagem que decidi fazer aqui à Banda da Bendada.
3 - Trago a lume um tema complexo: será que o Hotel da Serra da Pena foi arquitectado para imitar o Centum Cellas do Colmeal da Torre, perto de Belmonte?

A semana que se aproxima é de tomada de posse de novos gestores de autarquias em quase todo o País.


No caso da Covilhã, ressalta a possível expulsão de militantes do PSD (cerca de vinte, incluindo o anterior Presidente da Câmara) e na mesma Cidade, a possibilidade de uma «frente comum» do século XXI...


Resta chamar a sua atenção para a minha aldeia: o Casteleiro cuja nova Assembleia de Freguesia (e Junta) foi ontem empossada, tem a sorte de ter à frente dos seus destinos equipas muito sérias de pessoas muito interessadas. O Lar funciona bem e recomenda-se. A Junta anterior, composta pelas mesmíssimas pessoas da actual, continuou a trabalhar no intervalo burocrático decorrente das eleições e isso foi de imediato registado na aldeia. Bom exemplo.


Quanto a si, caro leitor, tenha uma boa semana.


Um abraço beirão dos sete costados.


José Carlos Mendes    



Página 3

Vai acontecer



Um conjunto diverso de atividades fazem parte da oferta cultural dos primeiros dias de aulas promovidos pela AAUBI


Covilhã

Recepção ao caloiro da UBI

A Serenata Académica abriu as festas (Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade da Beira Interior). 
Mas a festa continua e vai acontecer por toda a semana até ado dia 26.
A habitual festa da cerveja e a Latada Ubiana são momentos altos.
Tema destes eventos: "O Beirão e o Serrano".
Li aqui e aqui.



Foto


Alcaide

Em meados de Novembro

Festival do Cogumelo


«Míscaros». É o nome da festa que se realiza em meados de Novembro. 
A SIC, em 2012, publicou um vídeo com a seguinte legenda: "No Alcaide, no concelho do Fundão, decorre (...) o Festival do Cogumelo. Na aldeia, são os habitantes que abrem portas das suas casas e dão de comer a quem passa nas ruas". No ano passado, foi assim... Veja o vídeo, aqui. Quando quiser, vá à página do Facebook do Festival, aqui.





Página 4

Aconteceu



Guarda

Quinta da Maúnça recebeu cozinha vegetariana

Dia 12 de Outubro realizou-se mais um workshop de cozinha vegetariana.
Tratou-se de aprender a cozinhar comida vegetariana na companhia de Paula Barbosa.
Foram confeccionados: 1 sopa, 2 pratos e algumas sobremesas.
Os participantes no fim foram convidados a provar o que fizeram.
Foi na Quinta Pedagógica da Maunça, na Guarda, próximo da Zona Industrial da Guarda-Gare.

Li por aqui.


Quinta Do Espinhal


Rebelhos

Quinta do Espinhal
A visita de Nelson...

Aconteceu mais uma mostra das características do cão Serra da Estrela.
Foi novamente na Quinta do Espinhal que estas cenas foram gravadas.

Esta ninhada que venho seguindo surpreende a cada semana que passa. 
Como digo, é na Quinta do Espinhal, em, Rebelhos,. que a coisa se passa. Agora foi com a visita do Nelson... 
Que maravilha.
Que carinho o destes «Serra da Estrela» tão pequenos ainda mas já tão dedicados a quem os visita por bem...

Não é cinema e ficção: não: é a vida real, é simples e puro. 

Veja aqui e delicie-se. 



Página 5

Economia / Sociedade



Castelo Branco

InovCluster leva empresas a Londres

Quatro empresas da região, Beira Salgados e Ervas de Zoe (Idanha-a-Nova), Padaria do Salgueiro (Castelo Branco) e DAMAR (Fundão), estiveram entre 8 e 10 de setembro, em Londres, onde participaram na Speciality & Fine Food Fair, um evento que serve como ponto de encontro para comerciantes a retalho, restaurantes, hotéis, responsáveis de catering e distribuidores que pretendam fornecer produtos de alta qualidade.
Li aqui.
Foi ainda levada a «Queijo Tavares», de Seia.
Inovcluster é a Associação do Cluster Agro-industrial do Centro.





Sortelha

Criar marca própria - defende Associação 

Uma marca própria para promover os produtos de Sortelha. A ideia é defendida pela Associação Etnográfica daquela aldeia histórica. 
Miguel Rocha, da STAR FM do Sabugal





Lar da Santa Casa da Covilhã

Covilhã

Misericórdia vai ser gerida por Comissão

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã tem, desde o passado dia 5 de Outubro, uma Comissão Administrativa, nomeada por pelo Bispo da Diocese da Guarda. A Comissão Administrativa nomeada por D. Manuel da Rocha Felício é constituída por António Neto Freire, Alberto Alçada Rosa, Jorge Saraiva, Paulo Oliveira, José Ayres de Sá, Maria da Graça Sardinha, Manuel Santos Silva, Assunção Vaz Patto e Luís Barata. 
Leia mais aqui.



Penamacor


Penamacor

Empresário dá bom exemplo
Uma empresa de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, aposta na motivação dos empregados com salários acima da média, viagens de férias e até um ginásio. 
In SIC Notícias. Veja também o filme da notícia, aqui.


Página 6

Política




Covilhã

Possível coligação

PS convidou, PCP parece que aceita


“Estamos disponíveis desde que ninguém queira comer o outro” / A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP, reunida esta segunda-feira, fez saber que está disponível para um entendimento com o Partido Socialista “com vista a encontrar uma solução governativa para a Câmara Municipal. 


Possíveis expulsões

PSD Covilhã


No rescaldo das autárquicas, Carlos Pinto e mais vinte pessoas do PSD podem ser expulsas.

Comissão Concelhia terá pedido essa sanção. A Rádio Cova da Beira refere o seguinte, citando um dirigente: "Carlos Pinto é uma situação particular, visto que não foi candidato, mas tomou uma atitude pública de manifesto apoio a uma candidatura que era antagonista à candidatura do PSD, portanto essa situação também foi reportada e o partido depois agirá em conformidade


Página 7

Educação / Cultura





ASE propõe criação de Observatório na Serra

O presidente da Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE) propõe, no editorial do mês de setembro da revista Zimbro, a criação de um Observatório Científico na Serra da Estrela.
In A Guarda, aqui.


Foto: Sociedade Filarmónica Bendadense


Bendada

Eu presto aqui homenagem à Banda local

Sociedade Filarmónica Bendadense - assim se chama a Banda da Bendada alegra as festas todas da zona desde a minha infância e toca os hinos religiosos todos em todas as missas das festas, quando é convidada. É justo que aqui se homenageie tão prestigiada filarmónica.  
Li aqui e vi a foto aqui. Oiça a banda aqui, na área dos vídeos.




Página 8

Polémica


In Tasca das Amoreiras


2014

Orçamento do Estado


O OE 2014 está a dar muito mais polémica do que se esperava.
As medidas que aí estão são muito mais gravosas do que tinha sido prometido.
Como resumir tanta vergonha?

Difícil. Mas há quem o consiga.

Por isso, daqui de longe dou os meus sinceros parabéns a Miguel Rocha, da Rádio.
A qualquer de nós seria difícil fazer uma melhor síntese do caos.
Parabéns, Miguel.

Já fiz muitos, mas muitos programas de rádio em rádios locais, sempre em directo, e sei bem qual é a responsabilidade do microfone aberto.
Registo por isso esta síntese exemplar, que encontrei no Facebook, aqui.:

STAR FM SABUGAL - As Câmaras Municipais vão receber menos 70 milhões. O subsídio de Natal dos funcionários públicos vai ser pago em duodécimos. As subvenções vitalícias são suspensas. O selo do carro vai ser mais caro. O IVA na restauração mantém-se em 23 por cento. Haverá cortes na saúde e na educação. Menos verbas para o desporto e para o Turismo de Portugal. Aí está o Orçamento do Estado para 2014!



Página 9

Tema da semana


A Serra da Pena é uma cópia?



Alguma vez lhe passou pela cabeça que um monumento romano pudesse ser copiado e adaptado e ser a inspiração para se construir um hotel no início do século XX, dois mil anos depois?
Pois acho que isso aconteceu na nossa zona.
Escrevo sobre isso no «Capeia» desta semana e publico também o artigo no «SO 2».





Em síntese:
... 
Primeiro ponto: a Serra da Pena não é na Freguesia do Casteleiro, mas as ligações visuais e pessoais ao Casteleiro são imensas. Segundo ponto: o tema desta crónica de hoje é uma especulação minha. Nunca li isto em lado nenhum. Nunca falei sobre isto nem escrevi. Nunca pus isto à discussão de nenhum arquitecto ou sequer engenheiro… Mas acho que o leitor me vai dar razão.
E essa tese é muito simples e espero demonstrá-la nesta «crónica»: acho que o Hotel da Serra da Pena, inaugurado em 1926 foi inspirado em termos de «design» no Monumento Nacional Centum Cellae, em Belmonte, ao pé de Gonçalo – mais propriamente no Colmeal da Torre. Vou mais longe. Acho que foi uma cópia.
Mas já lá vamos. 
...
Leia mais aqui.






Página 10

Fotos belas da nossa região


1 - Barroco do Leão

Na estrada Sabugal - Sortelha.


Foto


2 - Flores muito belas na nossa região

Na Bendada. Encontrei a foto no «Facebook», em Minha Terra, Bendada.


Foto




Página 11

Breves

Sortelha é uma delas

Aldeias históricas


Vídeo com imagens magníficas das aldeias 
históricas - entre elas, evidentemente, Sortelha. 

Gostei de folhear o diaporama apresentado 
com muita tranquilidade. 

Veja aqui.





Covilhã
  
Pais queixam-se 
de comida nas escolas


A qualidade e a quantidade da comida fornecida 
pela Eurest é motivo de descontentamento 
e levou crianças a deixarem de comer na escola

 Comida mal confeccionada, em pouca quantidade, 
fria, pouca diversidade, quase 
inexistência de legumes e saladas.


Teixoso
Escolas têm jornal há muitos anos

Parece-me um caso sério de perseverança e de 
quem não desiste.
O Agrupamento de Escolas do Teixoso e já 
a Escola EB 2,3 da localidade dão o exemplo
com o seu jornalinho «O Teixo» de alunos e professores.
Registo com agrado... 






Página 12

Casteleiro





Órgãos autárquicos da Freguesia


Tomada de posse foi a 19 de Outubro à noite

Após a eleição de 29 de Setembro, decorreu o normal período de oficialização dos resultados e sua publicação em «Diário da República».
Agora, chega o tempo da tomada de posse - acto oficial em que os titulares dos cargos anteriores de Presidente da Assembleia dão posse e institucionalizam os cargos dos novos eleitos.
No Casteleiro, foi escolhida a data de 19 de Outubro (sábado passado).
Ver a notícia inserida hoje no 'Viver Casteleiro',. com os nomes todos, os cargos e as fotos - aqui.






Lucinda Pires

A nossa autarca nº 1

Homenagem dos alunos do Teixoso, aqui.

Um dia faremos aqui também uma homenagem, recordando-a e publicando a memória do que deixou em várias pessoas das suas relações...







Produtos do Casteleiro e da região
promovidos em Setúbal

Uma empresa levou produtos nossos à zona de Setúbal: azeite, figos secos, mel, grão, feijão, pão caseiro e vinho do Casteleiro. Foi em meados deste mês, na V Edição da Feira Observanatura, realizada na Quinta da Mourisca, em Setúbal. 
«A Rotas e Raízes, empresa de animação turística, esteve presente pela primeira vez nesta feira tendo divulgado durante o evento as suas actividades e programas, mas também enquanto promotora do concelho do Sabugal e da freguesia do Casteleiro».
Li aqui.




Os caminhos


Junta de Freguesia não dorme

... 
O Inverno chuvoso, seguido de um Verão quente e prolongado, fizeram germinar todas as sementes que a terra guardara de anos anteriores, tomando conta de alguns dos caminhos por onde, solitariamente e de longe em longe, encontramos os seus utilizadores.

Atentos a esta realidade, ontem mesmo, pude encontrar o Presidente da Junta, o Secretário e o Tesoureiro, em pleno caminho da estrada a inteirar-se do estado dos caminhos, depois das fortes chuvadas deste início de Outono. 
...
In 'Viver Casteleiro', aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário