Nota do Editor
Hoje inauguramos uma nova apresentação: menos formal, mais ao correr do «rato» do computador.
A pedido de «várias famílias», faz-se esta experiência.
Talvez seja mais simplex, quem sabe...
Vou recolher opiniões e depois veremos.
Saudações beirãs e ocelenses...
José Carlos Mendes
Quinta do Espinhal
Magnífico trabalho
As pessoas não se cansam e com razão. A Quinta disponibiliza fotos e vídeos em quantidade e doçura que não se imagina sem ver.
Tem aqui os álbuns e os vídeos das mamadas, do acasalamento, dos passeios... Tudo. Delicie-se, como eu me delicio de cada vez que lá volto!
O cão e o ser humano
1. Na Argentina:
Abra aqui.
O cão e o ser humano
Com voto de uma boa semana para os leitores, estas duas vão «do» Casteleiro e são para te pôr a pensar (a ti também: eu fiquei encantado). Trata-se dos cães e sua propensão para o ser humano a ser usada na terapia:
1. Na Argentina:
Abra este link:
Cachorro faz de tudo para conseguir amizade de garoto com síndrome de Down.
2. Cá:
Abra aqui.
Casteleiro
Magusto
Dia 10, dia da Feira
Dia 10, dia da Feira
Na Feira de S. Martinho, há farra. Magusto e jeropiga - mas também uns petiscos no Largo de S. Francisco: febras, entremeada, frango assado...
Que bem que a minha terra fica assim.
Caminhada
16 de Novembro
Uma caminhada pedestre, na manhã do dia 16. O programa prevê 11 quilómetros. Muitos «atletas» não vão dispensar. A organização está ao cuidado de Joaquim Gouveia, professor, casteleirense e entusiasta desta e de outras iniciativas. A Rotas & Raízes e o restaurante Casa da Esquila apoiam, tal como a Junta de Freguesia que oferece as castanhas para o magusto e a jeropiga.
Meimoa
Passeio e Magusto
«Dia 10 de Novembro de 2013, vai realizar-se um passeio acessível a todas as idades, com pequeno-almoço, almoço e magusto a tarde, vem participar com connosco e divertir-te. Pelas 9 horas Junto a sede da Associação, contamos contigo».
Ler aqui.
Apelo da Transcudânia
Se ainda for útil, eis a reprodução do apelo da Associação: «Amigos, a Associação Transcudânia pretende este ano dar continuidade à tradição das Rondas de São Martinho. No entanto o grupo que tínhamos para animar as Rondas não está disponível. Alguém toca ou nos pode facultar contactos de grupos de Folk? As Rondas serão dia 09. Contamos com a vossa ajuda e também a vossa presença para continuar a dar vida a esta tradição».
Moita e Terreiro das Bruxas
Tantas, mas tantas vezes que passei pelo Terreiro das Bruxas.
Estas imagens falam comigo.
Ver aqui. Mas ver mesmo, por favor...
Polémicas
Distrito da Guarda
70% das Repartições de Finanças vão encerrar
«Encerramento de repartições de finanças / No distrito da Guarda, das 14 repartições de finanças, devem ficar a funcionar apenas 4 / O Coordenador da União dos Sindicatos, apela aos Presidentes de Câmara para se unirem em defesa destes serviços». Li aqui.
Turismo merece mais
O novo Presidente da Câmara da Covilhã não está com meias medidas e coloca as questões a sério. Uma delas é o Turismo regional. Sobre essa matéria afirmou: «A resolução dos problemas do turismo e o desenvolvimento duma verdadeira estratégia regional para este sector não se concretiza com a abertura duma delegaçãozita na Guarda». Li aqui.
Política
Agora é a vez de eleger os órgãos regionais
Guarda e Covilhã colocam-se na linha de partida para decidir quem fica à frente das novas entidades regionais. E já está tudo em polvorosa. Li aqui.
Fotos belas da região
Céu do Sabugal
Natália Bispo
Mileu
Helder Sequeira
Educação
Castelo Branco
Politécnico vai mudar de nome?
Os responsáveis da Escola parece que querem que o Instituto tenha na sua designação a característica de Universidade que entendem ser mais adequada. Li aqui.
Covilhã
UBI é essencial
UBI é essencial
“A UBI é uma âncora de esperança na Beira Interior” - disse o novo Reitor da UBI, que acrescentou: «A qualidade de oferta das universidades aumentou incrivelmente nos últimos anos, mas a sua ação está a ser ameaçada por esses cortes». Li aqui.
Economia
Região Centro
Mais 25% de fundos europeus
«Os fundos comunitários nos próximos sete anos vão aumentar 25% na região Centro em relação ao anterior programa comunitário, atingindo os 2,1 mil milhões de euros, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)». Li aqui.
Fundão
Debate sobre a economia ambiental
«No dia 8 de novembro no auditório da Escola Profissional do Fundão a partir das 9 da manhã e estendendo-se até à hora do almoço, que será servido a todos os participantes, estará em debate o tema “A nova economia ambiental”, em conferência a organizar pelo Jornal do Fundão em parceria com a Câmara Municipal do Fundão». Li aqui.
Cultura
Teatro na Covilhã
«O Festival de Teatro da Covilhã, que o Teatro das Beiras realiza desde 1980, terá este ano menos espectáculos devido aos cortes financeiros aplicados a esta companhia profissional, referiu o director, Fernando Sena». Li aqui.
Castelo Branco
Centro de Cultura Contemporânea
Desde meados de Outubro. Li aqui.
ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes programou 12 espetáculos e dois concertos para a sexta edição do ContraDança.
Clicar no título, que é um «link»
Aconteceu
Covilhã
Recepção ao Caloiro
«A Recepção ao Caloiro da Academia Ubiana tem nos últimos anos surpreendido pela sua versatilidade e animação, ganhando nome e visibilidade por todo o território nacional” acredita a Associação Académica da UBI». Li aqui.
Sabugueiro
O forno funcionou...
Sortelha
Doces e compotas
No mês de Novembro, ao fim-de-semana, há festa e feira em Sortelha. Dá para passear, ir lá ver e provar. Mas também para comprar. São os doces e são as compotas da vila-aldeia.
Vídeos
Moita
As imagens para sempre
Encontrei na «rede» um conjunto de vídeos de «Quim» - que infelizmente deixou de inserir material. Esse material faz História. É como que o trabalho de um cronista popular dos tempos modernos. Algumas dessas imagens referem-se à Moita.
Ver aqui.
Objectos de outrora
A cantarinha
Tirado daqui.
Na nossa região
Falta rede para falar ao telemóvel
Em várias localidades do concelho, fazer uma simples chamada de telemóvel é algo que ainda está no campo da ficção científica. O que numas freguesias é simples, noutras torna-se uma missão quase impossível. A rede é escassa... por vezes nem existe.
Miguel Rocha, STAR FM SABUGAL
Interior do País: Beiras e Trás-os-Montes
É preciso interromper a caminhada para a desertificação
Os jornais referiram um estudo dramático. Melhor: que prevê um drama no País, designadamente no Interior. «Em trinta anos, as Beiras e Trás os Montes podem perder mais de 150 mil habitantes. E se as políticas demográficas não forem alteradas, o interior norte pode perder até quase meio milhão de habitantes, em 2100». Li aqui. É preciso inverter esse ciclo. Os novos autarcas deviam todos ler este estudo e tom ar as suas decisões para que haja mais futuro para as nossas zonas.
YouTube - Vídeos deste e-mail