Assuntos militares: Campos de batalhas virtuais
Batalha de Sabugal 03 de abril de 1811
Battlefield Tour virtual
Por Vic Powell e Colin Jones, Portsmouth Sociedade napoleônica
"Um dos mais gloriosa que as tropas britânicas foram sempre engajado em".
Wellington
Quando invasão de Portugal do marechal Massena terminou em Abril de 1811, nos oito meses anteriores apresentaram uma devastação esquálido e sistemática de fortaleza e bem-estar de um país. Napoleão tinha preparado o seu geral uma tarefa impossível, omitindo qualquer socorro, cegamente encomendar uma marcha em uma terra cujo adversário era mais do que preparado para o ataque de um exército de saqueadores. Nem, Napoleão nem Massena poderia de alguma vez prever planos de Wellington, no caso de tal ataque.
Por quase um ano, as linhas defensivas de Torres Vedras tinha sido em construção ea inteligência firmemente malha
bloqueio tinha surpreendentemente tornou a coisa toda um segredo completo. Wellington tinha dito que o francês não poderia transformá-lo para fora de Portugal, com menos de 100.000 homens e Napoleão tinha fornecido Massena com apenas 65.000.
No entanto, quando o marechal francês subiu contra as linhas em 11October 1810, ele já havia conseguido
superando o exército aliado no Bussaco e tinha empurrado a maior parte do exército para os arredores mais baixos de Lisboa.
Em suma, o duque de Rivoli pensou que ele estava indo muito bem, apesar de o conjunto de volta das perdas que incorreu na Batalha do Buçaco, no dia 28 setembro. Para a surpresa absoluta de todo o exército francês, a linha de obras defensivas que agora estava entre eles eo sucesso de "dirigir o leopardo no mar ', em si criados como uma linha formidável e inexpugnável de fortes, redutos e sub-se juntou murada plataformas de fuzilamento. Havia três linhas de 153 colocações no total e as duas primeiras linhas se estendia desde a costa atlântica à costa do Tejo, efetivamente cortando todo o acesso à península do sul de Portugal. Na realidade, a capitulação de Lisboa foi agora fora de questão e Massena começou a fazer os preparativos para o próximo inverno. Eventualmente, ele abandonou a ofensiva para a defensiva e concentrou seus acantonamentos de inverno em um triângulo com seus três corpos dentro de uma distância de vinte milhas um do outro. A política de "terra arrasada" adotada por todos os exércitos de desta vez significava que as tropas de Massena estava em uma terra estéril destruído pelos estragos da guerra, com pouca ou nenhuma disposição para alimentar um exército deste tamanho e muitos diaristas e historiadores igualmente ter escrito sobre as cenas inevitáveis de desespero.
Incrivelmente o marechal francês estendeu durante todo o inverno de encontro às probabilidades imensuráveis, mas em 3 de Março de 1811, Massena emitiu as ordens para um retiro geral e Wellington resolveu seguir na sua esteira. Houve numerosos confrontos entre a vanguarda ea retaguarda aliada francês como eles fizeram a sua saída de Portugal para a sua guarnição mais próxima em Cuidad Rodrigo na fronteira central da Espanha. A ação no Sabugal foi o último desses combates em que ambos os lados exibidos uma determinação sanguinária para ganhar.
Lutou na chuva torrencial e nevoeiro pesado, cheio de dificuldades e confusões combinado. A grande desvantagem numérica vencedores lutava contra um inimigo exausto e desmoralizado que uma vez tinha exibido o epítome de um exército de campo de Napoleão, em uma guerra que viria mais tarde a tornar-se conhecido como a úlcera espanhol. Eyewitness, Sir Harry Smith caminhávamos sobre o campo de batalha na manhã seguinte e escreveu em suas memórias
"Oh, vocês, reis e usurpadores deve ver estas cenas e ambição moderada!"
Combate de Sabugal
O plano de Wellington para o despejo do exército invasor de Portugal foi bastante simples.
Até o início de abril, o exército de Massena leigos ao longo da linha do rio Coa, apenas um dia de marcha da fronteira espanhola. O francês 9 Corps no norte, formado no flanco direito extremo e foi nas imediações da fortaleza de Almeida. Os franceses 6 Corps estava no centro, enquanto o segundo Corps no Sabugal sobre o flanco esquerdo extremo. O corpo 8 foi consideravelmente para a parte traseira. Wellington escolheu para virar a esquerda francesa, lançando a Divisão Luz, em torno da volta de 2 Corps de Reynier que foram publicados em algumas alturas atrás da cidade.
Mapa Estratégico do Sabugal
Todo o exercício foi de ser apoiada por um ataque frontal usando outras quatro divisões disponíveis de Wellington (1º, 3º, 5º e 7º). Infelizmente, a coluna de viragem, atravessou o rio demasiado longe para o norte e em vez de vir todo o Back da esquerda de Reynier eles acertar o inimigo cheio no flanco. Em segundo lugar, o líder da brigada da Divisão de Luz tornou-se separada do resto da divisão e foi, para a melhor parte da batalha, sem nenhum apoio em tudo.
Tempo e má liderança, foram as principais causas desta má gestão. Marcha da manhã começou em uma névoa pesada única compensação sobre a meio do combate, quando um dilúvio de chuva novamente encerrado abruptamente de um breve período de tempo bom. Visibilidade obscurecida significava que nenhum dos comandantes poderia realmente ver o que eles estavam fazendo ou para onde estavam indo.
Todo o evento foi novamente marcada pela inconsistência de seu comandante, Sir William Erskine, que havia assumido o comando temporário da Divisão de luz após a licença de casa de Robert Craufurd. A descrição de Harry Smith do homem está longe de cortesia, quando o chamou Sir William fez três possíveis erros fatais "um vidente burro velho near-.":
Primeiro, ele ordenou a divisão clara para atravessar o rio antes que o restante do exército estavam em suas posições designadas.
Em segundo lugar, quando a 1ª Brigada se envolveu com o inimigo e estavam em uma situação perigosa, ele ordenou a 2ª Brigada para não avançar em seu apoio.
Em terceiro lugar, ambos os pedidos foram enviados cego como Sir William, que estava com a cavalaria na parte traseira, estava vasculhando o rio para um local adequado para atravessar e não entrar no campo de batalha até que estava tudo acabado. Muitos têm dito que se não fosse pela qualidade notável dos soldados aliados e ao fato de que o Brigadeiro Drummond, o comandante da 2ª Brigada, que ignorou a ordem de Erskine para segurar, o dia poderia facilmente ter terminado em desastre.
No entanto, apesar das dificuldades óbvias Brigada de Drummond fez finalmente, vir em auxílio da 1ª Brigada da 3ª e 5ª Divisões e apareceu em cena em cima da hora tornando a posição de Reynier insustentável. Ele, portanto, foi compelido a chamar uma retirada geral.
Wellington escreveu em 9 de Abril
"Embora as operações do este dia foram, por acidentes inevitáveis, não realizado da maneira em que eu pretendia que deveriam ser, eu considero a ação que foi travada pela Divisão de Luz, por brigada do coronel Beckwith, principalmente, com a totalidade do 2 Corps, para ser um dos mais gloriosa que as tropas britânicas já estavam envolvidos em ".
Vista panorâmica do Sabugal
Vista panorâmica do campo de batalha Sabugal
O panorama foi tomada a partir da torre no castelo de Sabugal. Olhando de esquerda para a direita você tem a posição de principal das forças francesas; no centro do cume na distância é o caminho do ataque francês; à direita, a rota de ataque a 5ª Divisão britânica.
Outra panorâmica, desta vez a partir da posição francesa.
Vista panorâmica do Sabugal
Vista panorâmica do campo de batalha Sabugal
O panorama foi feita a partir deste é tomada a partir do centro do rebordo francês:
O ataque de .Beckwith estava do lado esquerdo, Picton está no meio, e Dunlop de à direita.
Sequência de eventos
1ª Brigada de Beckwith cruzaram o rio em torno de 10: 00h e imediatamente entrou em fogo com alguns piquetes franceses que foram facilmente conduzidos fora. No entanto, este alertou as quatro batalhões da 4ª Leger da 1ª Divisão de Merle que rapidamente formaram coluna de divisões na encosta em frente do monte. A linha de combate era fraco e foi levado rapidamente pelas empresas do 1/95 e 3º Cacadores. Merle avançou descendo a colina e levou em skirmishers de Beckwith, mas descobriu que a densidade de suas unidades foram um bom alvo para o poder de fogo dos Aliados e teve que se retirar após a perda considerável.
Tactical Mapa do Sabugal
Tactical Mapa do Sabugal
Beckwith acompanhou a retirada, através de uma pequena madeira de castanheiro e para o topo da colina. Aqui, ele foi confrontado pelo resto da divisão de Merle, sete batalhões da 2ª Leger e 36 Ligne. A névoa do amanhecer tinha agora se transformou em chuva e muito diminuída o poder de fogo de ambos os lados, mas o francês ter um 2: 1 superioridade numérica forçada homens de Beckwith de volta para baixo do morro e em alguns pedra cintas de muralhas. Sargento Anthony Hamilton da infantaria leve 43 observou:
"Neste cargo, 27 da minha própria empresa foram cortadas, treze dos quais foram mortos, e os outros, eu mesmo entre o número, ferido. Nestas circunstâncias, o líder do batalhão seria provavelmente sido sacrificados, não tinha o coronel Beckwith, com grande prontidão, recuou atrás de algumas caixas de pedra, o que lhe permitiu manter-se firme. "
Por um tempo a chuva cessou e depois de algumas trocas pesadas de musketry o francês caiu em desordem e aposentados de volta à crista de reforma.
A Brigada, subiu o morro pela segunda vez em perseguição, mas Merle tinha posicionado duas armas que poderiam agora entram em jogo no flanco direito de Beckwith.
Cor sargento Thomas Benjamin Garrety do 43 descreve a situação:
"Felizmente, Reynier, pouco esperando ser atacado, tinha, para a conveniência de água, colocou as principais massas no terreno baixo, atrás da altura em que a ação começou; seu novo ataque foi, portanto, uma subida; no entanto, a fuzilaria, pesado desde o início, agora aumentou para uma tempestade. O francês montou o aclive com grande clamor; e era evidente que nada mas a luta desesperada poderia salvar o regimento da destruição. Capitão Hopkins, comandando uma empresa flanco do 43, correu imediatamente para a direita, e com presença de espírito admirável apreendeu uma pequena eminência perto das armas francesas e comandando a subida pela qual as tropas francesas estavam se aproximando. Seu primeiro fogo era tão afiado que os assaltantes foram lançados em confusão; eles se reuniram, e foram novamente confundidos pelas salvas de esta empresa: a terceira vez que eles se esforçaram para formar um ataque, quando Hopkins, com uma carga súbita, aumentou a desordem ".
A situação foi agravada pela reentrada da 4ª reuniram Leger que começaram a chegar à esquerda e dois esquadrões de cavalaria também estavam se aproximando da direita.
Uma vez mais os aliados foram forçados a voltar para o abrigo dos muros de pedra.
Felizmente para Beckwith a 2ª Brigada agora fez uma aparição e veio para apoiar o flanco direito. Depois de uma luta amarga os franceses recuaram em desordem e da Divisão Luz recuperou a crista.
Garrety do 43 continua:
"Beckwith, ferido na cabeça, e com sangue escorrendo pelo rosto, montou entre o principal dos batedores, direcionando todos com capacidade, e elogiando os homens em um tom alto, alegre. Eu estava perto dele no momento. Uma de nossa empresa chamou, Old Sydney está ferido. Beckwith ouviu o comentário e respondeu de imediato, mas ele não vai deixar você: lutar, meus companheiros bravos; vamos vencê-los. "
"Os mosquete balas voaram mais grosso e mais perto a cada instante, mas o francês caiu rápido: uma segunda carga limpou a colina, um Howitzer foi tomada, e os atiradores britânicos foram mesmo avançado um caminho curto para baixo do morro, quando pequenos corpos de cavalaria francesa veio galope de todas as partes, e os obrigou a refugiar-se no corpo principal do regimento. "
"A linha de Inglês foi formado agora por trás de uma parede de pedra acima; ainda um esquadrão de dragões superado a subida, e com o desespero incrível, montando-se a esta parede, estavam no ato de disparar sobre ele com suas pistolas, quando uma saraivada rolando colocou quase toda deles prostrado. A essa altura, no entanto, uma segunda e mais forte coluna de infantaria havia corrido para cima a face da colina, tentando quebrar e refazer o obus, que estava à beira da descida, e apenas cinqüenta jardas da parede. Mas nenhum homem poderia alcançá-lo e viver, tão mortal era o fogo do 43. Um dos meus camaradas, tendo anteriormente passado o obus, pegou um pedaço de giz do bolso, como ele disse, marcado como o nosso, e estávamos determinados a mantê-lo. "
Reynier, se soubesse desde o início, o tamanho do seu adversário, seria de certeza enviou toda a sua força disponível en masse muito mais cedo e dispensado a cada ataque indivíduo como eles apareceram. Em vez disso, ele esperou até que a infantaria de Merle foram quase em vôo antes de chamar-se brigada da Divisão de Heudelet de Foy.
O inferno começou novamente, os sete batalhões do 17 Leger e 70 Ligne juntou à luta para a cimeira, os dois esquadrões franceses carregados novamente sobre o flanco do 52 e um esquadrão britânico dos Dragões Ligeiros 16o agora entrou no corpo a corpo.
Neste momento, o tempo clareou novamente e Reynier avistou as duas divisões britânicas avançam a partir do oeste. A 5ª Divisão estavam atravessando a ponte em Sabugal e 3ª Divisão de Picton foram correndo sobre os flancos do 17 e 70.
Ver Contemporânea de Sabugal
Ver contemporânea do Battlefield Sabugal
A posição de Reynier agora estava desesperada e ele ordenou uma retirada geral. O Ligne 47 e 31 Leger foram as únicas tropas frescas que tinha perdido o combate mais cedo e esses regimentos foram utilizados para cobrir a retirada do segundo corpo quebrado.
A plena perseguição pelos aliados foi fora de questão por causa do mau tempo.
No entanto, um esquadrão do 1º KGL Hussars caiu na coluna de transporte francês e capturado a bagagem privada de Reynier e General Soult Pierre.
No dia seguinte, o exército de Massena marcharam de volta através da fronteira para Cuidad Rodrigo e não veria outra grande ação por um mês - Fuentes de Oñoro em 3 de Maio.
Vista do Sabugal Elenco; e Vista do Castelo Sabugal
Duas vistas de Sabugal Castelo
Perdas e Conclusões
A perda total dos franceses durante o combate foi de 61 oficiais e 699 homens.
Sir Charles Oman observa que a proporção de oficiais para homens perdidos, normalmente, seria 01:20, mas no Sabugal foi 01:11. e sugere que a desproporção nas fileiras comissão foi devido ao galhardia com que jogou fora suas vidas em trazer até a frente os soldados abalados e desmoralizados, que não poderia enfrentar o musketry Inglês. Omã também afirma que uma arma e 186 presos sem ferimentos foram tomadas. Isso entra em conflito descontroladamente com alguns dos aliados contas da acção, alguns que pretendem que as baixas francesas e prisioneiros eram nada até 1500 homens. Tenho descansado em números de Omã como eles parecem ser mais realistas.
As baixas aliadas estão bem documentados e pouco diferem entre as fontes. Do total de 179 homens não menos do que 143 eram da Divisão de luz. Eigthty destes pertencia ao regimento 43 e como observa Omã, é suficientemente claro a partir desses números que fizeram a luta neste dia.
As perdas individuais para cada regimento de ambos os lados podem ser encontrados sob as ordens de batalha. É preciso lembrar que toda a batalha durou apenas uma hora.
O general francês, Baron Thiebault dá a razão para o fracasso de Reynier no Sabugal e culpa-lo por perturbar plano de evacuação de Massena
"Ele poderia ter sido evitado se o general Reynier tinha tido fé em previsão de Massena; mas com a convicção de que ele tinha à sua frente apenas uma fração do exército anglo-Portugeuse, ele se deixou ser levado a um envolvimento com quase todo o exército, e por sorte não estava ciente de que até cerca de 11 horas, quando o nevoeiro apuradas fora e ele se viu flanqueados e atacou na frente por forças que ele não podia resistir. Infelizmente, também, o segundo infantaria Luz ea 36 da linha, depois de ter ganho uma vantagem momentânea, deu lugar a sua impetuosidade e perdeu mais do que deveria ter feito ".
O fato é que Reynier não sabia quem ele estava enfrentando e poderíamos ter infligido um golpe severo sobre os Aliados antes que o resto do exército veio à tona.
Independentemente das razões por que ou o que Reynier deve ou não deveria ter feito, a batalha vai ser sempre lembrado na história por causa da bravura inacreditável de primeira brigada de Beckwith, e em particular o 43º Regimento.
Parece apropriado concluir sobre uma citação de uma testemunha ocular de que regimento, Thomas Garrety, que dá uma visão breve mas reveladora na mente dos homens que lutaram no mesmo dia.
"Eu quase nunca viu tão determinada firmeza em nossas tropas. Ele ascendeu quase a invencibilidade. Durante a ação, houve através de nossas fileiras para ser observada uma raiva feroz e terrível, antes do fraturas diante das quais o inimigo se acovardou e fugiram. Nosso fogo foi dado com exatidão e rapidez singular. Esta conduta excelente surgiu, em parte, de um sentimento de perigo pessoal extremo, - por que não de um homem era insensível; e em parte pelo desejo que eu acredito que prevaleceu cada mama, de apoiar adequadamente os oficiais envolvidos. Entre outros, eu tinha sido excepcionalmente animado, e tinha tratado a ferimentos e destruição com uma mão impiedosa. No esforço toreach o inimigo, toda a preocupação para o meu próprio preservação foi esquecido. "
Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para
Foto: Serra d' Opa
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.
As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!
terça-feira, 29 de setembro de 2015
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Volta a Portugal passa no Sabugal na 8ª etapa, dia 7 de Agosto
Guarda - Sabugal - Alto das Alagoas - Santo Estêvão - Terreiro
das Bruxas - Vale da Sra. da Póvoa...
Ver aqui:
e aqui:
As Festas e outras iniciativas locais no «site» da CMS / Agenda Municipal
Agradecemos à CM Sabugal e aos autores da compilação / Agenda Municipal.
- 26 Julho 2015 CAMINHAR COM VIDA - PR 5 - PENALOBO
- 26 Julho 2015 PASSEIO PEDESTRE - CONHECER O NOSSO LIMITE
- 26 Julho 2015 1º PASSEIO DE MOTOS ANTIGAS
- 01 Agosto 2015 XV FESTIVAL DE FOLCLORE
- 01 Agosto 2015 SORTELHA IN CULTURA
- 02 Agosto 2015 5º PASSEIO DE MOTOS ANTIGAS
- 05 Agosto 2015 FEIRA DE ARTESANATO E SABORES
- 07 Agosto 2015 APRESENTAÇÃO DA PUBLICAÇÃO "O FORAL DE ALFAIATES"
- 07 Agosto 2015 CEIA QUINHENTISTA
- 07 Agosto 2015 JOGOS TRADICIONAIS
- 08 Agosto 2015 FÓRUM - REDE SABUGAL PRIMUS
- 08 Agosto 2015 IV FEIRA DOS TALENTOS
- 08 Agosto 2015 7º DIA DO SÓCIO
- 08 Agosto 2015 XII ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO
- 08 Agosto 2015 IV PIQUENIQUE " À BEIRA DO CÔA"
- 09 Agosto 2015 CONVÍVIO ANUAL DE SÓCIOS
- 09 Agosto 2015 GRANDIOSA CORRIDA DE TOIROS MISTA
- 09 Agosto 2015 FEIRA ANUAL
- 09 Agosto 2015 CAMINHADA DO EMIGRANTE
- 09 Agosto 2015 FEIRA ANUAL
- 09 Agosto 2015 26º TORNEIO DE FUTSAL
- 10 Agosto 2015 2ª CAMINHADA DO EMIGRANTE
- 10 Agosto 2015 DIA DO SÓCIO
- 15 Agosto 2015 FESTA DOS SÓCIOS - EMIGRANTES
- 15 Agosto 2015 CONVÍVÍO DO EMIGRANTE
- 15 Agosto 2015 DIA DA ASSOCIAÇÃO ETNOGRÁFICA DE SORTELHA
- 30 Agosto 2015 CAMINHAR COM VIDA - PR2 - VILAR MAIOR
- 05 Setembro 2015 I FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS
- 13 Setembro 2015 JOGO DO ENVIDO | INTERCÂMBIO FÓIOS _ MALCATA
- 18 Setembro 2015 MURALHAS COM HISTÓRIA
- 20 Setembro 2015 CAMINHAR COM VIDA - PR 7 - CAMINHO HISTÓRICO DE SORTELHA
- 20 Setembro 2015 CAMINHADA
- 20 Setembro 2015 CAMINHADA
- 26 Setembro 2015 VIAGEM CULTURAL E RECREATIVA - DESCIDA DO DOURO
Subscrever:
Mensagens (Atom)